AOS QUE DIZEM: - NÃO VALE A PENA TODA ESSA ECONOMIA MESQUINHA NAS PEQUENAS COISAS... MINHA RESPOSTA É MUITO SIMPLES!


      Sim... hoje em dia existe uma “chuvalhada” de posts e vídeos com a tentativa sorrateira de desmistificar a importância das pequenas economias do dia a dia. Realmente, para quem já tem um patrimônio elevado, talvez as pequenas economias não façam grandes diferenças, porém, para os mais de 85% da população Brasileira, que estão ainda no processo inicial de construção de patrimônio, a situação é bem diferente.

      Vamos para a prática... pois assim fica mais fácil de atingirmos o entendimento das pessoas em geral, independente do nível de instrução ou o que quer que seja...

      Um cidadão médio, comum vamos assim dizer, que toma 1 cafezinho de 4,90 todos os dias úteis do mês, possui um gasto mensal de R$107,80. Até aqui, falamos em termos matemáticos, puro e simplesmente. E provavelmente é nesses mesmos termos que iremos prosseguir e finalizar. Pois bem, vamos colocar (supostamente) esses 107,80 mensais aplicados num investimento conservador e convencional, que renderá em torno de 10% ao ano, de acordo com a taxa histórica de juros dos últimos 20 anos. Então estamos falando da “bagatela” R$132.952,42, em 25 anos. Será mesmo esse valor uma “bagatela” para você? Para mim, NÃO! (Risos de euforia).

       Aqui temos uma simulação feita na calculadora de juros compostos, para elucidar ainda mais a situação abordada:


      Depois de demonstrado por A + B que, principalmente no começo da sua jornada, as pequenas economias são de extrema importância para evolução do seu patrimônio, fica a seu critério a atitude que irá tomar...e se irá tomar alguma. Mas esse Blog, no intuito de educar e fazer a diferença na vida de todos os Brasileiros, se mostra favorável por essa estratégia, repisando que, para os que já possuem patrimônios elevados, talvez essa não seja uma estratégia adequada. 

       Por derradeiro, um outro ponto importante a ser abordado é o de que você não precisa deixar de tomar o seu tão delicioso cafezinho diário. Isso seria um tiro no pé. Afinal, para muitas pessoas, é ela, essa tão mágica substância que traz a energia necessária para o cumprimento dos afazeres diários. Então, não precisamos ser inflexíveis. Podemos encontrar nosso fator café em qualquer outro hábito do nosso dia a dia. Mas isso cabe a você... pois somente você pode decidir o que pode ser retirado do seu dia, sem trazer prejuízo em outras áreas. Mas aqui fica um convite a reflexão. Uma reflexão de que você, eu, todos nós, possuímos o nosso fator café. E que esse fator café pode mudar sua vida financeira de hoje em diante. 


       Dica de leitura: 

                       Link para compra na AMAZON:   https://amzn.to/4aQIR4P


O Milionário Automático - David Bach 


                              BY JOTA RÊGO








Comentários

Postagens mais visitadas