COMO TER MOTIVAÇÃO ?

 



           Quando busamos compreender a palavra "motivação" através de sua etimologia, podemos encontrar as seguintes pistas:

          É uma palavra oriunda do latim "motivos", "movere" que possui como significado "mover". Dessarte, a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é incitado, animado e energizado por alguma espécie de motivo ou razão.

          Pois bem, nessa esteira de raciocínio, já podemos identificar que motivação nada mais é do que motivo + ação. Ou seja, para que ocorra a ação é necessário que antes exista um motivo. Então, logo percebemos que se trata de uma situação de causa e efeito. Faz-se necessário que tenha uma boa causa para que o efeito seja estimulado a ocorrer. Logo, o primeiro passo para se ter motivação é ter um motivo faustoso. Primeiro se tem um motivo glorioso, depois, parte-se para a ação. Age-se pelo motivo. Pelo motivo se age, por isso, motivo + ação = MOTIVAÇÃO!

          Se o seu motivo para abrir uma porta trancada é um pedaço de queijo, talvez você tente 1 ou 2 vezes e, na frustração de uma negativa, desista e parta para outra aventura suntuosa. Se o seu motivo para abrir a mesma porta é uma mala com 10 mil reais, talvez você tente mais vezes...umas 10 ou 15. Mas se o motivo for um incêndio repentino em que seu filho está trancado atrás dessa porta? Certamente você tentaria, tentaria, tentaria, até abri-la. Não haverá outra alternativa, não haverá chance de desistir. É tudo ou nada. Por isso, se você precisa entrar em ação, porém, não sabe por onde começar... comece conseguindo um bom motivo.

                      BY JOTA RÊGO














Comentários

Postagens mais visitadas