BANHO FRIO – UM CAMINHO PARA ECONOMIA E SAÚDE

 


Sempre gosto de consultar algumas dicas de muquiranas, visitando blogs, canais de youtube, livros e outras fontes de conhecimento. Essas dicas parecem inesgotáveis. Quando você acha que não tem mais água para beber, consegue vislumbrar mais líquido no copo. Sem contar que é surpreendente a intensidade da criatividade dos muquiranas quando trazem novas possibilidades de economia.

E é nessa esteira de raciocínio que trago um comentário de um post de título: “podemos ter um post no melhor estilo muquiranas com dicas para economizar?”.


Risos! Risos... e mais risos! Isso é muito bom!

Eu e minha família tomamos banho frio há mais de 2 anos, quando a resistência do chuveiro queimou. Na verdade, essa tinha sido a 25ª vez que isso ocorreu, para não dizer que perdi as contas. Foi nesse momento que tive um pensamento súbito, um verdadeiro insight. Pensei que se deixasse a resistência do chuveiro queimada, nós tomaríamos banhos frios o resto das nossas vidas, economizando assim uma grande quantidade de dinheiro com energia elétrica e ganhando incríveis benefícios referentes a nossa saúde. Este último ponto tratarei em breve.

Após o insight revelado, tornei a decisão concreta, não trocando a resistência do chuveiro desde a fatídica data até o presente momento. Não consigo calcular (ainda) o que isso me trouxe de economia na prática. Obviamente tive uma grande redução na conta de energia elétrica. Isso é fato! Mas o objetivo desse posto é tão pouco mensurar em números as benesses da minha atitude, que para muitos não passa de radical.

Deixando então de lado, pelo menos por instantes, a questão financeira, trato aqui o fator “saúde”. Pois bem! Após o decisum já bem comentado ao longo dessa ilíada muquirana, andei por pesquisar de que forma tomar banho firo poderia proporcionar melhorias a minha saúde... e não somente a minha saúde, mas também a de toda minha família, que estava e ainda permanece nesse barco comigo. Não irei explanar esses benefícios de forma profunda. Deixarei isto para os que quiserem e para os que tiverem no sangue o amor fervoroso pela pesquisa. Mas trago um apanhado superficial do que um banho frio pode proporcionar ao ser humano:

- Melhora a circulação do sangue;

- Ajuda a estimular o sistema imunológico;

- Acelera o metabolismo;

- Auxilia no alívio das dores musculares;

- É excelente para a saúde da pele;

- Dentro outros benefícios que poderão ser descobertos com a pesquisa sugerida.

É claro que esse artifício não poderá ser utilizado por residentes de lugares em que uma temperatura muito baixa é o normal. Certamente esses terão que correr atrás de outras atitudes muquiranas em busca de economias materiais com respectivas melhorias da saúde. Ou seja, não há que se falar em pessoas que vivem no Alasca tomando banho frio em pleno inverno rigoroso. Então já não deixo essa brecha para o que estarão dispostos a metralhar os comentários com esse assunto.

Lembre-se que você não é obrigado a atuar da mesma maneira que eu atuo. Esse blog é tão somente um espaço para dialogar. Por isso, sinta-se a vontade para realizar o desafio... ou não. O fato é que isso deixou de ser um desafio para mim e para minha família. Deixou de ser algo incomodo e passou a ser o novo natural. O estranho hoje é quando chegamos em casa de parentes e amigos e tomamos banho quente. Risos! Isso, inclusive, deixa bem aclarado que podemos mudar nossos hábitos e assim adquirir novos “normais”.


                        BY JOTA


Comentários

Postagens mais visitadas